Ir para o conteúdo

Dia Mundial do Sono

Esta sexta-feira, dia 15 de Março de 2019, celebra-se o Dia Mundial do Sono, este ano sob o tema “Dormir bem, envelhecer melhor.”


A importância do sono está profusamente divulgada e são surpreendentes os múltiplos ensinamentos corretos sobre o sono, que anteciparam em milhares de anos a ciência moderna. Os nossos antepassados já davam importância ao ritmo do sono e vigília, à obscuridade e à luz, à harmonia com a natureza e os outros seres vivos.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Sono, a mensagem que se pretende transmitir é de que o bem-estar físico, mental e social é melhor se dormir bem, não importa a idade. A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. A campanha pretende enfatizar que dormir mal causa várias doenças e terá consequências na qualidade de vida presente e futura.

A Valência de Pneumologia do HDFF, EPE aproveita a efeméride para alertar que o sono tem impacto sobre todos os aspetos da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas. A importância de um bom sono está presente na necessidade de dormir bem para poder aproveitar plenamente os momentos bons da vida.
Também, para sensibilizar todos os funcionários do hospital e utentes em geral para esta mensagem no dia 15 de março, no edifício das consultas externas estará a passar um pequeno vídeo de sensibilização e será distribuído pelo hospital material informativo alusivo ao tema.

Partilhar: