Corpos Estranhos

Corpos estranhos são corpos que penetram no organismo através de qualquer orifício ou após uma lesão de causa variável.
Ao corpos estranhos podem encontrar-se mais frequentemente nos olhos, ouvidos ou vias respiratórias.

1.No olho, os mais frequentes são:
Grãos de areia, insectos e limalhas.

Sinais e Sintomas:
- Dor ou picada local.
- Lágrimas.
- Dificuldade em manter as pálpebras abertas.

O que deve fazer:
- Abrir as pálpebras do olho lesionado com muito cuidado.
- Fazer correr água sobre o olho, do lado de dentro, junto ao nariz, para fora.
- Repetir a operação duas ou três vezes.
- Se não obtiver resultado fazer um penso oclusivo, isto é, colocar uma gase e adesivo e dirigir-se ao Hospital.

O que não deve fazer:
- Esfregar o olho.
- Tentar remover o corpo estranho com lenço, papel, algodão ou qualquer outro objecto.

2.No ouvido
Os corpos estranhos mais frquentes são os insectos.

Sinais e Sintomas
Pode existir surdez, zumbidos e dor, sobretudo se o insecto estiver vivo.

O que deve fazer:
Se se tratar de um insecto, deitar uma gota de azeite e depois deslocar-se para o Hospital.

O que não deve fazer:
Tentar remover o objecto.

3.Nas vias respiratórias
Os corpos estranhos nas vias respiratórias podem causar perturbações de variável natureza, de acordo com a sua localização.

Sinais e Sintomas
São também variáveis. Pode existir dificuldade respiratória, dor, vómitos e nos casos mais graves asfixia que pode conduzir à morte.

4.No nariz
Os mais frequentes, na criança, são os feijões ou objectos de pequenas dimensões.

O que deve fazer:
Pedir à criança para se assoar com força, comprimindo com o dedo a narina contrária, tentando assim que o corpo seja expelido.
Se não obtiver resultado deve deslocar-se ao Hospital.

5.Na garganta
Os corpos estranhos entalados na garganta podem ser pedaços de alimentos mal mastigados, ossos ou pequenos objectos. Estes corpos estranhos impedindo a respiração podem provocar asfixia.