Crise Asmática

A criança/ jovem com asma é capaz de responder com uma crise de falta de ar em situações de exercício intenso (nomeadamente a corrida), conflito, ansiedade, castigos, etc.

Sinais e Sintomas

• Tosse seca e repetitiva
  • Dificuldade em respirar
  • Respiração sibilante, audível, ruidosa ("pieira" e/ ou "farfalheira").
  • Ar aflito, ansioso.
  • Respiração rápida e difícil.
  • Pulso rápido, palidez e suores.
  • Prostração, apatia ("ar parado")

Note bem:
Na fase de agravamento da crise, a respiração é muito difícil, lenta e há cianose nas extremidades, isto é, as unhas e os lábios estão arroxeados.

É uma situação grave que necessita transporte urgente para o hospital.

O que deve fazer:

• Desdramatizar a situação. É importante ser capaz de conter a angústia e a ansiedade da criança/ jovem, falando-lhe calmamente e assegurando-lhe rápida ajuda médica.
  • Deve ficar com a criança/ jovem num local arejado onde não haja pó, cheiros ou fumos.
  • Colocá-lo numa posição que lhe facilite a respiração
  • Contactar e informar a família
  • Se tiver conhecimento do tratamento aconselhado pelo médico para as crises pode administrá-lo.

Note bem
Se não houver melhoria a criança deve ser transportada para o Hospital.