Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE
 
Pesquisa
  Emergência Informações Úteis Mapa do Site Mapa HEPE
 
 
 
 
 
Como Actuar?
 
Crise de Hipoglicémia (Diabetes)

A  Diabetes é uma doença em que o pâncreas não produz uma quantidade suficiente de insulina e há açúcar aumentando no sangue e urina.
A Diabetes da criança e do jovem requer tratamento com insulina.
A complicação mais grave e frequente do diabético jovem é a Hipoglicémia (baixa de açúcar no sangue). Ocorre habitualmente depois da realização de exercício físico, por jejum prolongado ou por exagero da dose de insulina, surgindo alguns destes sinais e sintomas.

Sinais e Sintomas:
- Palidez, suores, tremores das mãos.
- Fome intensa ou enjoo e vómitos
- Confusão mental, raciocínio lento, bocejos repetidos, expressão apática e “apalermada”.
- Voz entaramelada.
- Alterações de humor: irritabilidade, agressividade, “rabujice”, teimosia, apatia.
- Palpitações, pulso rápido.
- Perda da fala e dos movimentos activos
- Desmaio, convulsão, coma.

O que deve fazer:
- Lidar com a pessoa com calma, meiguice e delicadeza (habitualmente há rejeição e teimosia em relação ao que lhe é proposto).
- Dar açúcar: 1 colher de sopa cheia ou 2 pacotes de açúcar. Aguardar 2-3 minutos e repetir a operação até melhoria dos sintomas. O açúcar deve ser “empapado em água” (não dissolvido, mas sim misturado apenas com algumas gotas de água). Após melhoria dar um bolo, pão ou bolachas e um copo de leite ou água.

Note bem:
Usar e abusar do açúcar à menor suspeita, pois tomado em exagero de vez em quando não prejudica, enquanto a falta ou o atraso ataca o cérebro e pode levar ao coma e à morte.

Se a pessoa não consegue engolir é uma situação grave que indica que esta necessita de transporte urgente para o Hospital.
Não perder tempo!

 
 
       Topo  
  Logotipo dos Hospitais SA 2009 Direitos Reservados - Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE Símbolo de Acessibilidade na Web www.acessibilidade.net Ministerio Saúde