História

A história do Hospital da Figueira da Foz remonta a 1839, onde a primeira unidade de tratamentos hospitalares surgiu integrada na Santa Casa da Misericórdia, fundada em 05 de Dezembro.

Em 1959, os terrenos onde se encontra o actual Edifício Hospitalar foram cedidos a título precário e gratuito, para a construção do Sanatório Hélio-Marítimo da Figueira da Foz, terrenos estes que tinham sido cedidos em 1948, com destino à Instalação de Pavilhões para a Colónia Balnear.

Em 1970 a Junta Distrital de Coimbra fez a proposta para que o Edifício Hospitalar fosse cedido ao Ministério da Saúde e Assistência, o que veio a acontecer em 23 de Março 1971, com a criação do Centro Hospitalar de Coimbra, que integrou o Hospital Ortopédico e de Recuperação, até essa data chamado de Hélio-Maritimo.

Pelo despacho do Secretário de Estado da Saúde e Assistência de 20 de Março de 1972, o Hospital Concelhio da Figueira da Foz, a funcionar na Santa Casa da Misericórdia, passa a ser qualificado de Hospital Distrital.

O edifício do Hospital Ortopédico e de Recuperação manteve-se fechado durante mais de dez anos após a sua construção, até que em 06 de Novembro de 1974 o Hospital citado é desvinculado do Centro Hospitalar de Coimbra e convertido em Hospital Distrital Polivalente, permitindo a junção da ex-Casa da Mãe(A Casa da Mãe.pdf) ao ex-Hospital da Misericórdia, tendo-se criado, desta forma, o suporte jurídico indispensável à regularização da situação.

Em Maio de 1975 deu-se a transferência de todos os serviços da Santa Casa da Misericórdia para o novo estabelecimento Hospitalar.

A 10 de Dezembro de 2002 o Hospital da Figueira da Foz passa para sociedade anónima (S.A.) com capitais exclusivamente públicos e assim permanece até 2005, ano em que é transformado em entidade pública empresarial, em 29 de Dezembro pelo D.L 233/2005, que surgiu no seguimento do D.L nº 93/2007 que em 07 de Junho do mesmo ano determinou a sua transformação para Hospital E.P.E.

O novo edifício para a Consulta Externa e Serviço de Urgência entrou em funcionamento em Novembro de 2010. O mesmo compreende dois pisos ligados fisicamente ao antigo edifício.

O piso superior, com uma área de 1.928m² destina-se à Consulta Externa e permite centralizar num único espaço as consultas de diversas especialidades, assim como os exames complementares que lhe são afins, com vantagens para utentes e profissionais.

O piso inferior com uma área de 1.382m² destina-se ao funcionamento do Serviço de Urgência. Este novo espaço, com o dobro da área anterior, permite melhorar a funcionalidade do Serviço através da renovação e ampliação de zonas de trabalho, da circulação e permanência dos utentes e profissionais. É de salientar a criação de entrada e circuitos separados na Urgência de Pediatria e de Adultos.

O Hospital Distrital da Figueira da Foz, E.P.E., está situado na Gala, Freguesia de S. Pedro, Concelho da Figueira da Foz.