Centro de Investigação Clínica do HDFF, EPE

O Centro de Investigação Clínica do Hospital da Figueira, o CIC2Fs, é uma unidade de investigação criada recentemente (2021) que visa a centralização, apoio e gestão das atividades de investigação clínica com infraestruturas dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento e apoio de estudos clínicos e inovação em saúde no HDFF.

O CIC2Fs é constituído por uma equipa multidisciplinar com formação em investigação clínica e uma consolidada experiência profissional, regido por normas e procedimentos específicos para a prática de atividades de Investigação e inovação de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais, os princípios das Boas Práticas Clínicas (ICH GCP) e a legislação e regulamentação aplicáveis.

O CIC2Fs é uma estrutura criada para centralizar, apoiar e gerir as atividades de investigação clínica. Em linha com os atuais requisitos regulamentares, indicadores de desempenho da AICIB e dos principais stakeholders da indústria, o CIC2Fs pretende demonstrar a sua diferenciação com base em três pilares:

Competência – Recursos humanos qualificados;

Qualidade – Sistema de gestão da qualidade específico para a investigação clínica, assegurando a segurança dos pacientes, qualidade dos dados e minimizando os atrasos nos ensaios clínicos;

Eficiência – Processo de aprovação de projetos em 30 dias e garantia de recrutamento de doentes.

A missão do CIC2Fs é estimular a investigação clínica, reforçar os conhecimentos científicos e as competências dos seus serviços e profissionais em benefício do paciente.

A nossa visão é ser um centro de investigação clínica de alta qualidade, orientado para os resultados, fornecendo as ferramentas e as infraestruturas necessárias para desenvolver projetos de investigação clínica e estabelecer parcerias com a indústria farmacêutica, empresas de I&D, academia e investigadores, contribuindo para o desenvolvimento científico e inovação no campo da saúde em benefício da comunidade.

Áreas de investigação clínica de interesse / com maior experiência

• Oncologia Médica;
  • Cardiologia;