Nós e a comunidade
Gabinete do Cidadão
O Gabinete do Cidadão assegura a promoção e representação dos direitos e interesses dos utentes.
O Gabinete do Cidadão está integrado no Serviço Social, sendo coordenado por um profissional deste serviço, nomeado pelo Conselho de Administração, tendo em consideração o perfil e as competências técnicas exigidas.
Compete ao Gabinete do Cidadão:
a) Verificar as condições de acesso aos cuidados de saúde;
b) Promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos;
c) Atender pessoalmente os cidadãos que o solicitem e/ou que pretendam apresentar exposições orais e passá-las a escrito;
d) Assegurar o registo e o tratamento das exposições, reclamações, sugestões e elogios, independentemente do local e da forma de apresentação;
e) Assegurar meios de participação dos cidadãos, designadamente através de caixas de sugestões, correio eletrónico e livro de reclamações;
f) Verificar regularmente o grau de satisfação dos cidadãos que contactaram com o HDFF, EPE;
g) Apresentar um relatório anual ao Observatório Regional sobre as exposições, reclamações e sugestões recebidas e tratadas e demais atividades desenvolvidas.
Pode apresentar a sua reclamação / sugestão ou elogio através de:
• Livro de Reclamações;
• Carta ou e-mail endereçada ao Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE ou ao Gabinete do Cidadão;
• Correio eletrónico – hdff@hdfigueira.min-saude.pt
A sua exposição deve conter as seguintes informações:
• Indicação do nº do Bilhete Identidade/Cartão Cidadão
• Nome completo
• Morada completa (com código postal)
• Telefone/Telemóvel
• Data
• Assinatura
Sugestão de texto a apresentar na Exposição:
• Quando aconteceu (data e hora);
• Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
• Com quem aconteceu (grupo profissional);
• Como aconteceu (resumo).
Se deseja efetuar reclamação/sugestão ou elogio em nome de outra pessoa (familiar ou acompanhante) deve informar o nome completo do utente a que se refere.
O Gabinete do Cidadão funciona nas instalações do Serviço Social, de segunda a sexta-feira das 08H30 às 16H30.
Contactos:
Telefone: 233 40 21 73
Fax: 233 431 268
E-mail: gab.utente@hdfigueira.min-saude.pt