Serviços de Apoio à Gestão e Logística
Gabinete da Qualidade e Gestão de Risco
Coordenadora do Gabinete: Dra Ana Paula Melo
Contactos
Telefone: 967 128 577
E-mail: gqgr@hdfigueira.min-saude.pt
O GQGR é o órgão executivo da Comissão para a Qualidade e Segurança do Doente, que tem um regulamento Regulamento GQGR próprio e a seguinte composição:
– Ana Paula Melo – Coordenadora;
– Célia Morais, TSDT – Qualidade e Risco Não Clínico;
– Daniela Joana Santos, TSDT – Risco Não Clínico;
– Rui Umbelino, médico do Trabalho – Risco Não Clínico;
– Manuela Lopes, médica pneumologista – Risco Clínico;
– Rosário Santos Silva, médica internista – Risco Clínico;
– Elisabete Godinho, enfermeira – Qualidade;
– Isabel Rosa Ferreira, enfermeira chefe – Qualidade.
MISSÃO: Executar o Plano de Atividades da CQSD, fazendo cumprir os requisitos aplicáveis em todas as suas ações, a promoção da melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos utentes, o controlo do risco clínico e não clínico, tendo em vista um ambiente seguro para os utentes e colaboradores.
VISÃO: Ser reconhecido pela excelência dos resultados obtidos, interna e externamente, na consolidação das condições inerentes para uma prestação de cuidados seguros e de qualidade;
VALORES: Assentam nos pilares da transparência, confidencialidade, ética e deontologia, honestidade, sinceridade, franqueza e respeito no relacionamento com o utente e seus familiares, bem como, com os colaboradores.
O GQGR, na sua dinâmica operacional com todos os Serviços do HDFF, EPE, garante o processo de Certificação e Acreditação dos Serviços do âmbito, impulsionando a sua extensão a todos os outros Serviços, bem como, a implementação e normalização do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aprovado no Hospital.
No âmbito da Gestão do Risco, os setores da GRC e a GRnC interagem com todos os Serviços do Hospital. Esta interação é facilitada através do trabalho desenvolvido pelos membros do Gabinete e dos Auditores.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Responsável do Serviço: Dra. Ana Rita Pereira
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E-mail: ana.rita@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
O Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) tem como missão promover a imagem do HDFF, EPE e coordenar a comunicação interna e externa.
Compete ao GCI:
a) Organizar e facilitar todos os meios de comunicação interna e externa, nos moldes definidos pela legislação em vigor e enquadrada nos objetivos estratégicos definidos pelo HDFF, EPE;
b) Assessorar o Conselho de Administração relativamente à imagem pública da instituição;
c) Divulgar factos e eventos de interesse a nível interno e externo à instituição;
d) Produzir e gerir os conteúdos para o site da organização e outras publicações;
e) Gerir os espaços públicos de divulgação da informação na organização;
f) Organizar eventos, nos termos das orientações do Conselho de Administração.
Gabinete de Formação Contínua e Biblioteca
Responsável do Serviço: Dra. Ana Rita Pereira e Dra. Marta Trindade
Secretariado: Andrea Dias
Contactos
Telefone: 233 402 000
E-mail: formacao@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. O Gabinete de Formação Contínua (GFC) tem como missão desenvolver o ensino e a formação aplicados à saúde e promover o desenvolvimento científico dos profissionais.
2. O Gabinete integra a Biblioteca e o Auditório.
3. Compete ao GFC:
a) Proceder, anualmente, ao levantamento das necessidades de formação inicial e contínua do HDFF, EPE;
b) Elaborar e divulgar os planos de atividades e submetê-los a aprovação superior;
c) Coordenar e orientar as ações necessárias à execução dos planos e programas aprovados;
d) Organizar e supervisionar as ações programadas;
e) Avaliar os resultados das ações realizadas;
f) Elaborar o relatório anual de atividades;
g) Proceder à gestão da utilização das instalações e equipamentos afetos ao Gabinete.
O nosso plano de formação é parcialmente financiado pelo POISE
Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão
Diretora do Serviço: Dra Marta Trindade
Contactos
Telefone: 233 40 20 54
E-mail: controlo.gestao@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. O Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão (GPCG) tem por missão apoiar e fornecer, em tempo útil, ao Conselho de Administração a informação necessária para a tomada de decisão, bem como elaborar a documentação de suporte à concretização do Plano Estratégico do HDFF, EPE.
2. O Gabinete é coordenado por um profissional com perfil e competências adequados.
3. Compete ao Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão:
a) Elaborar os documentos de suporte à contratualização externa e interna, de acordo com as orientações do Conselho de Administração;
b) Preparar, centralizar e divulgar informação de apoio aos vários níveis de gestão;
c) Construir e manter um sistema de controlo de gestão;
d) Monitorizar o desempenho da atividade do HDFF, EPE, de modo a serem introduzidas ações corretivas sempre que sejam verificados desvios face ao contratualizado;
e) Monitorizar o cumprimento dos objetivos contratualizados, externa e internamente;
f) Propor medidas de gestão tendentes à melhoria da eficácia e eficiência dos serviços;
g) Preparar todos os instrumentos de gestão previsional do HDFF, EPE, de acordo com as opções estratégicas definidas pelo Conselho de Administração;
h) Desenvolver estudos para apoio à gestão e à tomada de decisão;
i) Apoiar o Conselho de Administração na elaboração do Relatório de Contas e Atividades e outros.
Gabinete Jurídico e Contencioso
Responsável do Serviço: Dra. Maura Azevedo
Contactos
Telefone: 233 402 000
E-mail: maura.azevedo@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. O Gabinete Jurídico e Contencioso (GJC) tem por missão informar, assessorar e preparar, em termos jurídico-legais a tomada de decisões por parte do Conselho de Administração.
2. O GJC é coordenado por um profissional com formação e perfil adequados.
3. São atribuições do GJC, designadamente:
a) Emitir pareceres, elaborar informações e proceder a estudos sobre todas as questões jurídicas que lhe forem submetidas pelo Conselho de Administração;
b) Colaborar na preparação e elaboração de projetos de circulares, protocolos, regulamentos internos, contratos ou quaisquer outros atos que lhe sejam superiormente solicitados;
c) Apoiar a instrução e instruir processos disciplinares, inquéritos, averiguações e outros processos de que seja incumbido;
d) Preparar os projetos de resposta nos processos em que o HDFF, EPE seja parte, bem como em outros assuntos em que tal lhe seja solicitado;
e) Assegurar a cobrança judicial e extrajudicial, propor e implementar medidas conducentes à melhoria da taxa de cobrança, em articulação com o SGF;
f) Assegurar a representação do HDFF, EPE nos processos em que este seja parte.
Serviço de Aprovisionamento
Responsável do Serviço: Dr. Nuno Neves
Contactos
Telefone: 233 402 068
E-mail: aprovisionamento@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
- O Serviço de Aprovisionamento (SAPR) tem como missão organizar, preparar e acompanhar os processos de aquisição de bens, serviços, equipamentos e empreitadas, necessários ao normal funcionamento do HDFF, EPE.
- O Serviço de Aprovisionamento é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
- Compete ao Serviço de Aprovisionamento, designadamente:
- a) Propor, executar e controlar o plano e orçamento de compras do HDFF, EPE;
- b) Desenvolver estratégias de compra por produto, avaliando o mercado;
- c) Proceder à avaliação, negociação e seleção de fornecedores, por forma a obter as melhores condições de fornecimento para o HDFF, EPE;
- d) Propor medidas de redução de custos em bens de consumo, serviços e equipamentos;
- e) Garantir a rapidez e eficiência dos processos de aquisição;
- f) Emitir as notas de encomenda;
- g) Proceder à receção, conferência e distribuição dos bens entregues;
- h) Articular com os Serviços Financeiros a atempada conferência de faturas;
- i) Implementar uma gestão económica de stocks, através da definição e controlo dos pontos de encomenda, bem como dos níveis de stocks;
- j) Organizar e gerir os armazéns;
- k) Controlar a introdução de produtos novos no consumo hospitalar;
- l) Estabelecer e garantir os circuitos adequados de distribuição interna, reposição e devolução, com os serviços utilizadores;
- m) Proceder a revisões dos níveis e perfis de consumo dos serviços, bem como monitorizar a evolução dos consumos;
- n) Proceder, sistematicamente, ao levantamento de artigos sem movimento e registar e identificar os que estejam fora do prazo de validade;
- o) Proceder a contagens físicas periódicas dos stocks;
- p) Proceder à revisão contínua dos artigos, bem como definir as nomenclaturas e códigos dos produtos;
- q) Elaborar e manter atualizado o inventário do imobilizado.
Documentos do Serviço:
Serviço de Gestão de Doentes
Diretor do Serviço: Dr. Daniel Galvoeira
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Telefone: 233 402 190
Caracterização do Serviço
1. O Serviço de Gestão de Doentes (SGD) tem como missão executar todas as funções de natureza administrativa relacionadas com o atendimento, admissão e encaminhamento do utente, competindo-lhe ainda a gestão do Arquivo Clínico.
2. O Serviço de Gestão de Doentes é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
3. Compete ao Serviço de Gestão de Doentes, nomeadamente:
a) Proceder aos registos administrativos referentes à atividade clínica, garantir a correção destes registos para efeitos de faturação e assegurar a cobrança das taxas moderadoras e de outras receitas devidas;
b) Assegurar que os circuitos dos utentes estão claramente estabelecidos e respondem com segurança, flexibilidade, racionalidade de meios e iguais padrões de qualidade às diversas situações;
c) Definir procedimentos uniformes e transversais a todos os Serviços, que garantam a coerência da informação;
d) Monitorizar a qualidade da informação registada pelos Serviços, com vista à otimização da faturação;
e) Organizar e manter o arquivo clínico
f) Assegurar o processamento da informação relativamente aos Grupos de Diagnóstico Homogéneos;
g) Gerir, globalmente, o secretariado clínico, sem prejuízo das competências específicas dos diretores e responsáveis dos serviços em que se encontrem integrados;
h) Organizar a referenciação interna dos doentes, sob coordenação clínica;
i) Manter atualizada e organizada a informação global sobre tempos de espera para as diferentes atividades clínicas;
j) Assegurar a emissão e controlo de termos de responsabilidade;
k) Colaborar na organização do transporte não urgente de doentes e assegurar o controlo da respetiva faturação;
l) Assegurar a receção dos pedidos de relatórios clínicos.
Serviço de Gestão de Recursos Humanos
Responsável do Serviço: Dra Olinda Rocha
Contactos
Telefone: 233402000 – Extensões 411 ou 487
E-mail: rec.humanos@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. O Serviço de Gestão de Recursos Humanos (SGRH) tem como missão contribuir para a concretização dos objetivos estratégicos e das políticas de recursos humanos, definidas pelo Conselho de Administração.
2. O SGRH é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
3. Compete, nomeadamente, ao SGRH:
a) Analisar, interpretar e aplicar a legislação e as orientações referentes a recursos humanos;
b) Colaborar na elaboração do orçamento anual, no âmbito dos recursos humanos, verificando a sua coerência com os princípios estabelecidos e apoiando a sua execução e controlo;
c) Desenvolver os processos de recrutamento, seleção e contratação de recursos humanos;
d) Assegurar a elaboração de documentação legal e regulamentar, como o balanço social e o relatório único, entre outros;
e) Verificar a assiduidade e assegurar o processamento de remunerações;
f) Manter atualizado o sistema de informação de recursos humanos e vencimentos (RHV);
g) Coordenar e garantir o funcionamento da avaliação de desempenho e assegurar o cumprimento dos prazos fixados, ao abrigo da legislação em vigor aplicável;
h) Acompanhar o quadro de pessoal do HDFF, EPE, nas suas vertentes pública e privada, garantindo a execução de todos os procedimentos necessários, do recrutamento à aposentação;
i) Assegurar a existência de normas adequadas e atualizadas para integração de novos profissionais na instituição;
j) Articular, no âmbito das competências da formação e da segurança e saúde no trabalho, com o Gabinete e Serviço respetivos.
Nos termos do solicitado no n.º 10 do Despacho n.º 3027/2018 do SES, publica-se a lista dos prestadores médicos e não médicos a prestar serviços no HDFF,EPE
Serviço de Gestão Financeira
Diretora do Serviço: Dra. Eduarda Rola
Contactos
Telefone: 233 402 049
E-mail: eduarda@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. O Serviço de Gestão Financeira (SGF) tem por missão apoiar o Conselho de Administração na formulação da política de gestão financeira, executar os planos financeiros e de tesouraria aprovados e produzir a informação de natureza orçamental, financeira e contabilística do HDFF, EPE.
2. O Serviço de Gestão Financeira é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
3. Compete, nomeadamente, ao SGF:
a) Contribuir para a elaboração do orçamento e acompanhar a sua execução;
b) Proceder à cabimentação das despesas, nos termos definidos pela legislação em vigor;
c) Assegurar o registo contabilístico dos dados patrimoniais e de caixa, de acordo com o plano de contabilidade do Ministério da Saúde, nos termos a definir por Despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde;
d) Proceder à faturação, ao SNS e terceiras entidades, de todos os serviços prestados pelo HDFF, EPE;
e) Elaborar a informação económica e financeira para os fins internos e externos, dando cumprimento aos deveres de informação periódica, nos termos da lei;
f) Dar cumprimento às obrigações fiscais do HDFF, EPE;
g) Gerir a tesouraria, procedendo a recebimentos e pagamentos e aplicando os saldos disponíveis, nos termos das orientações do órgão de gestão;
h) Manter atualizada a contabilidade analítica, no âmbito da imputação direta de custos;
i) Analisar, através da gestão de imobilizado, a inventariação, amortização e reintegração do imobilizado do HDFF, EPE e sua permanente atualização;
j) Realizar operações de encerramento de contas.
Serviço de Instalações e Equipamentos
Responsável do Serviço: Eng.º Victor Ribeiro
Contactos
Telefone: 233 402 197
E-mail: victorribeiro@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
- O Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) tem por missão assegurar a gestão de instalações e equipamentos do HDFF, EPE, visando garantir a plena operacionalidade e funcionalidade técnica e económica dos meios.
- O Serviço de Instalações e Equipamentos é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
- Compete ao SIE:
- a) Executar e controlar os planos de manutenção aprovados;
- b) Assegurar a manutenção e fiscalização de todas as instalações, do equipamento médico, hoteleiro, administrativo e outros, procedendo à avaliação e garantia da sua segurança e funcionalidade;
- c) Assegurar a gestão do fornecimento de eletricidade, água, fluidos e gases medicinais;
- d) Proceder ao planeamento, coordenação e acompanhamento das intervenções nos edifícios do HDFF, EPE;
- e) Ter disponível e atualizado o cadastro das instalações e equipamentos;
- f) Acompanhar a execução dos contratos de assistência e manutenção celebrados com entidades externas;
- g) Gerir a utilização dos veículos do HDFF, EPE.
- h) Planear um conjunto de atividades que visem a gestão racional dos recursos energéticos, propondo soluções ao Conselho de Administração, sempre que se justifique, de novas formas de produção de energia e assim zelar pela otimização dos recursos existentes e pugnar pelas soluções técnicas que garantam o melhor custo – benefício.
Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho
Responsável do Serviço: Dra. Célia Morais
Contactos
Telefone: 233.402.000
E-mail: celia.morais@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1.O Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) tem por missão a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visando a prevenção da doença e o reforço do potencial de saúde de todos os trabalhadores do HDFF, EPE, e a prevenção/gestão dos riscos profissionais, visando locais de trabalho saudáveis e equilibrados.
2. O Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho é constituído por um médico especialista em medicina no trabalho, um técnico superior de higiene e segurança no trabalho e um enfermeiro.
3. Compete ao SSST:
a) Planificar e organizar a prevenção de riscos profissionais;
b) Avaliar e controlar os fatores de riscos profissionais e acidentes de trabalho;
c) Promover informação e ações de formação para os colaboradores;
d) Promover a vigilância da saúde dos colaboradores;
e) Recolher e organizar os elementos estatísticos e outra informação relativa às condições de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Serviço de Sistemas de Informação
Diretor do Serviço: Eng.º Mário Antunes
Contactos
Telefone: 233 40 21 38
E-mail: informatica@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. O Serviço de Sistemas de Informação (SSI) tem por finalidade planear, gerir e manter todas as aplicações informáticas do HDFF, EPE, garantindo a operacionalidade das mesmas.
2. O Serviço de Sistemas de Informação é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
3. Compete ao Serviço de Sistemas de Informação, designadamente:
a) Assegurar o desenvolvimento e a manutenção de um sistema de informação hospitalar, integrando os equipamentos e as infraestruturas de comunicação;
b) Acompanhar e monitorizar a implementação dos sistemas e tecnologia de informação, assegurando a sua gestão e continuada adequação aos objetivos da organização, promovendo a formação e o apoio aos utilizadores;
c) Definir e desenvolver as medidas necessárias à segurança, confidencialidade e integridade da informação das aplicações informáticas e garantir as normas de salvaguarda e de recuperação da informação;
d) Prestar assistência às redes informáticas e aos equipamentos instalados;
e) Acompanhar o fornecimento de serviços externos na sua área de competências;
f) Desenvolver aplicações informáticas e promover a sua atualização.
Serviços Hoteleiros
Diretora do Serviço: Dra. Daniela Joana Conde dos Santos
Contactos
Telefone: 233.402.000
Caracterização do Serviço
Serviço de Auditoria Interna
Contactos
E-mail: gai@hdfigueira.min-saude.pt
Caracterização do Serviço
1. Ao Serviço de Auditoria Interna (SAI), nos termos e para os efeitos do n.º 2 do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, compete proceder à avaliação dos processos de controlo interno e de gestão de risco, nos domínios contabilístico, financeiro, operacional, informático e de recursos humanos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento contínuo.
2. As competências do SAI são as descritas no artigo 19.º dos Estatutos.
3. O SAI depende, em termos orgânicos, diretamente do Presidente do Conselho de Administração.
4. No âmbito da sua atividade, o Serviço de Auditoria Interna colabora com a Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS, IP) e a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
5. Compete ao SAI a avaliação do sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades, bem como a proposta de regulamento que defina as regras e procedimentos de comunicação interna de irregularidades.
Consulte aqui os Relatórios do Serviço:
Relatório-de-Atividades-do-Serviço-de-Auditoria-Interna-2021
Investigação
Centro de Investigação Clínica do HDFF, EPE
O Hospital Distrital da Figueira da Foz criou, em 2021, o Centro de Investigação Clinica, o CIC2Fs, com a missão de estimular a investigação clínica, reforçar o conhecimento científico e as competências dos seus serviços e profissionais em benefício do utente.
O CIC2Fs tem como função a gestão das atividades de investigação, nomeadamente:
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Ponto de contacto com os Investigadores, Promotores, Monitores e Autoridades Regulamentares;
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Validar a exequibilidade e submissão de novos estudos clínicos;
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Apoiar os Investigadores e Equipas de Investigação no desenvolvimento e condução de projetos e/ou estudos clínicos;
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Dinamizar parcerias entre profissionais, a comunidade académica, a indústria e os utentes na área da investigação e inovação em saúde;
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Promover a literacia de investigação em saúde.
Newsletter
A newsletter do CiC2Fs será semestral e tem como objetivo informar sobre as suas atividades, iniciativas e eventos.
Clique no link para aceder - Newsletter CiC2Fs - 1º Semestre 2023
Contactos
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+351 233 40 21 58 EXT: 908 ou +351 96 70 71 701
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Morada
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA | CiC2Fs - HOSPITAL DISTRITAL DA FIGUEIRA DA FOZ, EPE
Gala - S. Pedro
3094-001 - Figueira da Foz
O Centro de Investigação Clínica do HDFF (CiC2Fs) dispõe de uma equipa multidisciplinar, um espaço próprio, funcional de apoio técnico aos projetos de investigação, nomeadamente:
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Ensaios Clínicos
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Estudos de Dispositivos Médicos
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Estudos Observacionais
Todos os estudos e/ou projetos de investigação no HDFF iniciam-se após avaliação e análise centralizada no CIC2Fs.