Gabinete da Qualidade e Gestão de Risco

Coordenadora do Gabinete: Dra Ana Paula Melo

 

Contactos

Telefone: 967 128 577

E-mail: gqgr@hdfigueira.min-saude.pt

 

O GQGR é o órgão executivo da Comissão para a Qualidade e Segurança do Doente, que tem um regulamento Aceder ao pdf Regulamento GQGR Regulamento GQGR próprio e a seguinte composição:

– Ana Paula Melo – Coordenadora;

– Célia Morais, TSDT – Qualidade e Risco Não Clínico;

– Daniela Joana Santos, TSDT – Risco Não Clínico;

– Rui Umbelino, médico do Trabalho – Risco Não Clínico;

– Manuela Lopes, médica pneumologista – Risco Clínico;

– Rosário Santos Silva, médica internista – Risco Clínico;

– Elisabete Godinho, enfermeira – Qualidade;

– Isabel Rosa Ferreira, enfermeira chefe – Qualidade.

MISSÃO: Executar o Plano de Atividades da CQSD, fazendo cumprir os requisitos aplicáveis em todas as suas ações, a promoção da melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos utentes, o controlo do risco clínico e não clínico, tendo em vista um ambiente seguro para os utentes e colaboradores.

VISÃO: Ser reconhecido pela excelência dos resultados obtidos, interna e externamente, na consolidação das condições inerentes para uma prestação de cuidados seguros e de qualidade;

VALORES: Assentam nos pilares da transparência, confidencialidade, ética e deontologia, honestidade, sinceridade, franqueza e respeito no relacionamento com o utente e seus familiares, bem como, com os colaboradores.

O GQGR, na sua dinâmica operacional com todos os Serviços do HDFF, EPE, garante o processo de Certificação e Acreditação dos Serviços do âmbito, impulsionando a sua extensão a todos os outros Serviços, bem como, a implementação e normalização do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aprovado no Hospital.

No âmbito da Gestão do Risco, os setores da GRC e a GRnC interagem com todos os Serviços do Hospital. Esta interação é facilitada através do trabalho desenvolvido pelos membros do Gabinete e dos Auditores.

 

Gabinete de Comunicação e Imagem

Responsável do Serviço: Dra. Ana Rita Pereira

 

Contactos

E-mail: ana.rita@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

O Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) tem como missão promover a imagem do HDFF, EPE e coordenar a comunicação interna e externa.

Compete ao GCI:

a) Organizar e facilitar todos os meios de comunicação interna e externa, nos moldes definidos pela legislação em vigor e enquadrada nos objetivos estratégicos definidos pelo HDFF, EPE;

b) Assessorar o Conselho de Administração relativamente à imagem pública da instituição;

c) Divulgar factos e eventos de interesse a nível interno e externo à instituição;

d) Produzir e gerir os conteúdos para o site da organização e outras publicações;

e) Gerir os espaços públicos de divulgação da informação na organização;

f) Organizar eventos, nos termos das orientações do Conselho de Administração.

Gabinete de Formação Contínua e Biblioteca

Responsável do Serviço: Dra. Ana Rita Pereira e Dra. Marta Trindade

Secretariado: Andrea Dias

 

Contactos

Telefone: 233 402 000

E-mail: formacao@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

 

1. O Gabinete de Formação Contínua (GFC) tem como missão desenvolver o ensino e a formação aplicados à saúde e promover o desenvolvimento científico dos profissionais.

2. O Gabinete integra a Biblioteca e o Auditório.

3. Compete ao GFC:

a)      Proceder, anualmente, ao levantamento das necessidades de formação inicial e contínua do HDFF, EPE;

b)      Elaborar e divulgar os planos de atividades e submetê-los a aprovação superior;

c)       Coordenar e orientar as ações necessárias à execução dos planos e programas aprovados;

d)      Organizar e supervisionar as ações programadas;

e)      Avaliar os resultados das ações realizadas;

f)       Elaborar o relatório anual de atividades;

g)      Proceder à gestão da utilização das instalações e equipamentos afetos ao Gabinete.

 

O nosso plano de formação é parcialmente financiado pelo POISE   

Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão

Diretora do Serviço: Dra Marta Trindade

 

Contactos

Telefone: 233 40 20 54

E-mail: controlo.gestao@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

 

1. O Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão (GPCG) tem por missão apoiar e fornecer, em tempo útil, ao Conselho de Administração a informação necessária para a tomada de decisão, bem como elaborar a documentação de suporte à concretização do Plano Estratégico do HDFF, EPE.

2. O Gabinete é coordenado por um profissional com perfil e competências adequados.

3. Compete ao Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão:

a)      Elaborar os documentos de suporte à contratualização externa e interna, de acordo com as orientações do Conselho de Administração;

b)      Preparar, centralizar e divulgar informação de apoio aos vários níveis de gestão;

c)       Construir e manter um sistema de controlo de gestão;

d)      Monitorizar o desempenho da atividade do HDFF, EPE, de modo a serem introduzidas ações corretivas sempre que sejam verificados desvios face ao contratualizado;

e)      Monitorizar o cumprimento dos objetivos contratualizados, externa e internamente;

f)       Propor medidas de gestão tendentes à melhoria da eficácia e eficiência dos serviços;

g)      Preparar todos os instrumentos de gestão previsional do HDFF, EPE, de acordo com as opções estratégicas definidas pelo Conselho de Administração;

h)      Desenvolver estudos para apoio à gestão e à tomada de decisão;

i)        Apoiar o Conselho de Administração na elaboração do Relatório de Contas e Atividades e outros.

Gabinete Jurídico e Contencioso

Responsável do Serviço: Dra. Maura Azevedo

 

Contactos

Telefone: 233 402 000

E-mail: maura.azevedo@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

 

1. O Gabinete Jurídico e Contencioso (GJC) tem por missão informar, assessorar e preparar, em termos jurídico-legais a tomada de decisões por parte do Conselho de Administração.

2. O GJC é coordenado por um profissional com formação e perfil adequados.

3. São atribuições do GJC, designadamente:

a)      Emitir pareceres, elaborar informações e proceder a estudos sobre todas as questões jurídicas que lhe forem submetidas pelo Conselho de Administração;

b)      Colaborar na preparação e elaboração de projetos de circulares, protocolos, regulamentos internos, contratos ou quaisquer outros atos que lhe sejam superiormente solicitados;

c)       Apoiar a instrução e instruir processos disciplinares, inquéritos, averiguações e outros processos de que seja incumbido;

d)      Preparar os projetos de resposta nos processos em que o HDFF, EPE seja parte, bem como em outros assuntos em que tal lhe seja solicitado;

e)      Assegurar a cobrança judicial e extrajudicial, propor e implementar medidas conducentes à melhoria da taxa de cobrança, em articulação com o SGF;

f)       Assegurar a representação do HDFF, EPE nos processos em que este seja parte.

Serviço de Aprovisionamento

Responsável do Serviço: Dr. Nuno Neves

 

Contactos

Telefone: 233 402 068

E-mail: aprovisionamento@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

  1. O Serviço de Aprovisionamento (SAPR) tem como missão organizar, preparar e acompanhar os processos de aquisição de bens, serviços, equipamentos e empreitadas, necessários ao normal funcionamento do HDFF, EPE.
  2. O Serviço de Aprovisionamento é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
  3. Compete ao Serviço de Aprovisionamento, designadamente:
  4. a) Propor, executar e controlar o plano e orçamento de compras do HDFF, EPE;
  5. b) Desenvolver estratégias de compra por produto, avaliando o mercado;
  6. c) Proceder à avaliação, negociação e seleção de fornecedores, por forma a obter as melhores condições de fornecimento para o HDFF, EPE;
  7. d) Propor medidas de redução de custos em bens de consumo, serviços e equipamentos;
  8. e) Garantir a rapidez e eficiência dos processos de aquisição;
  9. f) Emitir as notas de encomenda;
  10. g) Proceder à receção, conferência e distribuição dos bens entregues;
  11. h) Articular com os Serviços Financeiros a atempada conferência de faturas;
  12. i) Implementar uma gestão económica de stocks, através da definição e controlo dos pontos de encomenda, bem como dos níveis de stocks;
  13. j) Organizar e gerir os armazéns;
  14. k) Controlar a introdução de produtos novos no consumo hospitalar;
  15. l) Estabelecer e garantir os circuitos adequados de distribuição interna, reposição e devolução, com os serviços utilizadores;
  16. m) Proceder a revisões dos níveis e perfis de consumo dos serviços, bem como monitorizar a evolução dos consumos;
  17. n) Proceder, sistematicamente, ao levantamento de artigos sem movimento e registar e identificar os que estejam fora do prazo de validade;
  18. o) Proceder a contagens físicas periódicas dos stocks;
  19. p) Proceder à revisão contínua dos artigos, bem como definir as nomenclaturas e códigos dos produtos;
  20. q) Elaborar e manter atualizado o inventário do imobilizado.

 

Documentos do Serviço:

Aceder ao pdf Manual-Procedimentos-2020 Manual-Procedimentos-2020

Serviço de Gestão de Doentes

Diretor do Serviço: Dr. Daniel Galvoeira

 

Contactos

Telefone: 233 402 190

 

Caracterização do Serviço

1. O Serviço de Gestão de Doentes (SGD) tem como missão executar todas as funções de natureza administrativa relacionadas com o atendimento, admissão e encaminhamento do utente, competindo-lhe ainda a gestão do Arquivo Clínico.

2. O Serviço de Gestão de Doentes é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.

3. Compete ao Serviço de Gestão de Doentes, nomeadamente:

a)      Proceder aos registos administrativos referentes à atividade clínica, garantir a correção destes registos para efeitos de faturação e assegurar a cobrança das taxas moderadoras e de outras receitas devidas;

b)      Assegurar que os circuitos dos utentes estão claramente estabelecidos e respondem com segurança, flexibilidade, racionalidade de meios e iguais padrões de qualidade às diversas situações;

c)       Definir procedimentos uniformes e transversais a todos os Serviços, que garantam a coerência da informação;

d)      Monitorizar a qualidade da informação registada pelos Serviços, com vista à otimização da faturação;

e)      Organizar e manter o arquivo clínico

f)       Assegurar o processamento da informação relativamente aos Grupos de Diagnóstico Homogéneos;

g)      Gerir, globalmente, o secretariado clínico, sem prejuízo das competências específicas dos diretores e responsáveis dos serviços em que se encontrem integrados;

h)      Organizar a referenciação interna dos doentes, sob coordenação clínica; 

i)        Manter atualizada e organizada a informação global sobre tempos de espera para as diferentes atividades clínicas;

j)        Assegurar a emissão e controlo de termos de responsabilidade;

k)      Colaborar na organização do transporte não urgente de doentes e assegurar o controlo da respetiva faturação;

l)        Assegurar a receção dos pedidos de relatórios clínicos.

Serviço de Gestão de Recursos Humanos

Responsável do Serviço: Dra Olinda Rocha

 

Contactos

Telefone: 233402000 – Extensões 411 ou 487

E-mail: rec.humanos@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

 

1. O Serviço de Gestão de Recursos Humanos (SGRH) tem como missão contribuir para a concretização dos objetivos estratégicos e das políticas de recursos humanos, definidas pelo Conselho de Administração.

2. O SGRH é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.

3. Compete, nomeadamente, ao SGRH:

a)      Analisar, interpretar e aplicar a legislação e as orientações referentes a recursos humanos;

b)      Colaborar na elaboração do orçamento anual, no âmbito dos recursos humanos, verificando a sua coerência com os princípios estabelecidos e apoiando a sua execução e controlo;

c)       Desenvolver os processos de recrutamento, seleção e contratação de recursos humanos;

d)      Assegurar a elaboração de documentação legal e regulamentar, como o balanço social e o relatório único, entre outros;

e)      Verificar a assiduidade e assegurar o processamento de remunerações;

f)       Manter atualizado o sistema de informação de recursos humanos e vencimentos (RHV);

g)      Coordenar e garantir o funcionamento da avaliação de desempenho e assegurar o cumprimento dos prazos fixados, ao abrigo da legislação em vigor aplicável;

h)      Acompanhar o quadro de pessoal do HDFF, EPE, nas suas vertentes pública e privada, garantindo a execução de todos os procedimentos necessários, do recrutamento à aposentação;

i)        Assegurar a existência de normas adequadas e atualizadas para integração de novos profissionais na instituição;

j)        Articular, no âmbito das competências da formação e da segurança e saúde no trabalho, com o Gabinete e Serviço respetivos.

 

 

Nos termos do solicitado no n.º 10 do Despacho n.º 3027/2018 do SES, publica-se a lista dos prestadores médicos e não médicos a prestar serviços no HDFF,EPE

Prestadores de Servico_Despacho n. 3027-2018

Serviço de Gestão Financeira

Diretora do Serviço: Dra. Eduarda Rola

 

Contactos

Telefone: 233 402 049

E-mail: eduarda@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

1. O Serviço de Gestão Financeira (SGF) tem por missão apoiar o Conselho de Administração na formulação da política de gestão financeira, executar os planos financeiros e de tesouraria aprovados e produzir a informação de natureza orçamental, financeira e contabilística do HDFF, EPE.

2. O Serviço de Gestão Financeira é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.

3. Compete, nomeadamente, ao SGF:

a)      Contribuir para a elaboração do orçamento e acompanhar a sua execução;

b)      Proceder à cabimentação das despesas, nos termos definidos pela legislação em vigor;

c)       Assegurar o registo contabilístico dos dados patrimoniais e de caixa, de acordo com o plano de contabilidade do Ministério da Saúde, nos termos a definir por Despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde;

d)      Proceder à faturação, ao SNS e terceiras entidades, de todos os serviços prestados pelo HDFF, EPE;

e)      Elaborar a informação económica e financeira para os fins internos e externos, dando cumprimento aos deveres de informação periódica, nos termos da lei;

f)       Dar cumprimento às obrigações fiscais do HDFF, EPE;

g)      Gerir a tesouraria, procedendo a recebimentos e pagamentos e aplicando os saldos disponíveis, nos termos das orientações do órgão de gestão;

h)      Manter atualizada a contabilidade analítica, no âmbito da imputação direta de custos;

i)        Analisar, através da gestão de imobilizado, a inventariação, amortização e reintegração do imobilizado do HDFF, EPE e sua permanente atualização;

j)        Realizar operações de encerramento de contas.

 

 

Serviço de Instalações e Equipamentos

Responsável do Serviço: Eng.º Victor Ribeiro

 

Contactos

Telefone: 233 402 197

E-mail: victorribeiro@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

  1. O Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) tem por missão assegurar a gestão de instalações e equipamentos do HDFF, EPE, visando garantir a plena operacionalidade e funcionalidade técnica e económica dos meios.
  2. O Serviço de Instalações e Equipamentos é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.
  3. Compete ao SIE:
  4. a) Executar e controlar os planos de manutenção aprovados;
  5. b) Assegurar a manutenção e fiscalização de todas as instalações, do equipamento médico, hoteleiro, administrativo e outros, procedendo à avaliação e garantia da sua segurança e funcionalidade;
  6. c) Assegurar a gestão do fornecimento de eletricidade, água, fluidos e gases medicinais;
  7. d) Proceder ao planeamento, coordenação e acompanhamento das intervenções nos edifícios do HDFF, EPE;
  8. e) Ter disponível e atualizado o cadastro das instalações e equipamentos;
  9. f) Acompanhar a execução dos contratos de assistência e manutenção celebrados com entidades externas;
  10. g) Gerir a utilização dos veículos do HDFF, EPE.
  11. h) Planear um conjunto de atividades que visem a gestão racional dos recursos energéticos, propondo soluções ao Conselho de Administração, sempre que se justifique, de novas formas de produção de energia e assim zelar pela otimização dos recursos existentes e pugnar pelas soluções técnicas que garantam o melhor custo – benefício.

 

Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho

Responsável do Serviço: Dra. Célia Morais

 

Contactos

Telefone: 233.402.000

E-mail: celia.morais@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

1.O Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) tem por missão a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visando a prevenção da doença e o reforço do potencial de saúde de todos os trabalhadores do HDFF, EPE, e a prevenção/gestão dos riscos profissionais, visando locais de trabalho saudáveis e equilibrados.

2. O Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho é constituído por um médico especialista em medicina no trabalho, um técnico superior de higiene e segurança no trabalho e um enfermeiro.

3. Compete ao SSST:

a)      Planificar e organizar a prevenção de riscos profissionais;

b)      Avaliar e controlar os fatores de riscos profissionais e acidentes de trabalho;

c)       Promover informação e ações de formação para os colaboradores;

d)      Promover a vigilância da saúde dos colaboradores;

e)      Recolher e organizar os elementos estatísticos e outra informação relativa às condições de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Serviço de Sistemas de Informação

Diretor do Serviço: Eng.º Mário Antunes

 

Contactos

Telefone: 233 40 21 38

E-mail: informatica@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

1. O Serviço de Sistemas de Informação (SSI) tem por finalidade planear, gerir e manter todas as aplicações informáticas do HDFF, EPE, garantindo a operacionalidade das mesmas.

2. O Serviço de Sistemas de Informação é dirigido por um profissional com perfil e competências adequados.

3. Compete ao Serviço de Sistemas de Informação, designadamente:

a)      Assegurar o desenvolvimento e a manutenção de um sistema de informação hospitalar, integrando os equipamentos e as infraestruturas de comunicação;

b)      Acompanhar e monitorizar a implementação dos sistemas e tecnologia de informação, assegurando a sua gestão e continuada adequação aos objetivos da organização, promovendo a formação e o apoio aos utilizadores;

c)       Definir e desenvolver as medidas necessárias à segurança, confidencialidade e integridade da informação das aplicações informáticas e garantir as normas de salvaguarda e de recuperação da informação;

d)      Prestar assistência às redes informáticas e aos equipamentos instalados;

e)      Acompanhar o fornecimento de serviços externos na sua área de competências;

f)       Desenvolver aplicações informáticas e promover a sua atualização.

Serviços Hoteleiros

Diretora do Serviço: Dra. Daniela Joana Conde dos Santos

 

Contactos

Telefone: 233.402.000

 

Caracterização do Serviço

Serviço de Auditoria Interna

Contactos

E-mail: gai@hdfigueira.min-saude.pt

 

Caracterização do Serviço

1. Ao Serviço de Auditoria Interna (SAI), nos termos e para os efeitos do n.º 2 do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, compete proceder à avaliação dos processos de controlo interno e de gestão de risco, nos domínios contabilístico, financeiro, operacional, informático e de recursos humanos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento contínuo.

2. As competências do SAI são as descritas no artigo 19.º dos Estatutos.

3. O SAI depende, em termos orgânicos, diretamente do Presidente do Conselho de Administração.

4. No âmbito da sua atividade, o Serviço de Auditoria Interna colabora com a Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS, IP) e a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

5. Compete ao SAI a avaliação do sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades, bem como a proposta de regulamento que defina as regras e procedimentos de comunicação interna de irregularidades.

 

Consulte aqui os Relatórios do Serviço:

Aceder ao pdf Rel.Ativ_.SAI-2022-HDFFozEPE Rel.Ativ_.SAI-2022-HDFFozEPE

Aceder ao pdf Relatório-de-Atividades-do-Serviço-de-Auditoria-Interna-2021 Relatório-de-Atividades-do-Serviço-de-Auditoria-Interna-2021

Aceder ao pdf relatorio-atividades-SAI-2020 relatorio-atividades-SAI-2020

Aceder ao pdf relatorio-atividades-sai-2019 relatorio-atividades-sai-2019

Aceder ao pdf Relatorio-Atividades-SAI-2018 Relatorio-Atividades-SAI-2018

Investigação

Centro de Investigação Clínica do HDFF, EPE

 

O Hospital Distrital da Figueira da Foz criou, em 2021, o Centro de Investigação Clinica, o CIC2Fs, com a missão de estimular a investigação clínica, reforçar o conhecimento científico e as competências dos seus serviços e profissionais em benefício do utente.

O CIC2Fs tem como função a gestão das atividades de investigação, nomeadamente:
  • Ponto de contacto com os Investigadores, Promotores, Monitores e Autoridades Regulamentares;
  • Validar a exequibilidade e submissão de novos estudos clínicos;
  • Apoiar os Investigadores e Equipas de Investigação no desenvolvimento e condução de projetos e/ou estudos clínicos;
  • Dinamizar parcerias entre profissionais, a comunidade académica, a indústria e os utentes na área da investigação e inovação em saúde;
  • Promover a literacia de investigação em saúde.

Newsletter
A newsletter do CiC2Fs será semestral e tem como objetivo informar sobre as suas atividades, iniciativas e eventos.

Clique no link para aceder - Newsletter CiC2Fs - 1º Semestre 2023 


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+351 233 40 21 58  EXT: 908 ou +351 96 70 71 701

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cic2fs@hdfigueira.min-saude.pt


Morada

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA | CiC2Fs - HOSPITAL DISTRITAL DA FIGUEIRA DA FOZ, EPE

Gala - S. Pedro

3094-001 - Figueira da Foz



O Centro de Investigação Clínica do HDFF (CiC2Fs) dispõe de uma equipa multidisciplinar, um espaço próprio, funcional de apoio técnico aos projetos de investigação, nomeadamente:
  • Ensaios Clínicos
  • Estudos de Dispositivos Médicos
  • Estudos Observacionais
Todos os estudos e/ou projetos de investigação no HDFF iniciam-se após avaliação e análise centralizada no CIC2Fs.